A aquisição de uma nova viatura barquinha, pelo valor de 72 mil e 500 euros, visa melhorar os trabalhos em espaços verdes, nomeadamente, na arboricultura.
Este novo veículo tem o propósito de realizar ações em trabalhos de poda, abate e tratamento de árvores e palmeiras de grande porte. Devido ao tamanho compacto, oferece versatilidade de atuação, em particular em espaços urbanos e mais confinados.
O grande primor, diz a autarquia, é o braço hidráulico extensível que permite trabalhar numa altura até um máximo de vinte metros.
O veículo tem uma capacidade de carga até 250 quilogramas, facilitando, de forma segura, a incorporação de componentes de água e eletricidade para a aplicação de tratamentos fitossanitários.
A barquinha esteve numa ação de manutenção, esta manhã, na Rua Nova Sintra, que foi antecedida por uma sessão formativa, em contexto de trabalho, por duas técnicas de higiene e segurança do Gabinete de Saúde Ocupacional da câmara.
A formação abordou questões relacionadas com a utilização da nova viatura barquinha, bem como regras de segurança no trabalho, principalmente, no que respeita à utilização de equipamentos de proteção individual. “Foi salientado, a importância da utilização de capacete, luvas especializadas, abafadores de ruído, e em caso de trabalho em altura, o uso de um arnês foi reforçado nesta ação”, afirma a edilidade.