Barreiro vai instalar postos de carregamento para veículos elétricos

De forma a promover a sustentabilidade automóvel, a câmara do Barreiro vai colocar, em várias freguesias, 90 postos de carregamento para viaturas elétricas, correspondendo às necessidades de quem vive ou visita o concelho.

Segundo Rui Braga, vereador e responsável pelo Planeamento, Ordenamento do território e Informação geográfica, estes novos postos “vão ser instalados de forma equilibrada pelo concelho, junto a zonas residenciais, em vez das habituais zonas de passagem, sem nunca pôr em causa as condições de acessibilidade, mobilidade e estacionamento”.

Os equipamentos, salienta o autarca, “têm sensores de medição de temperatura da qualidade do ar, o que nos permite uma melhor monitorização deste importante aspeto para a cidade”.

Com uma elevada densidade populacional no município, o nível de impacto direto de gases provenientes de veículos de combustão é alto o que provoca graves repercussões na saúde da população local.

De modo a preservar o meio ambiente, o presidente da câmara Frederico Rosa afirma que “tem implementado, durante o mandado, medidas que provocam a promoção de um planeta mais limpo e sustentável faz-se com medidas concretas de promoção e utilização de energias limpas”.

O autarca realça ainda que “a esta medida juntam-se outras já tomadas, como a iluminação pública em LED, a renovação total da frota de autocarros para gás natural, a plantação de mais de 1000 árvores em contexto urbano, os projetos de combate a ondas de calor ou fenómenos extremos, como a naturalização do escoamento de águas pluviais, ou a resolução de pontos críticos rodoviários, através da eliminação de semaforização, criando novas centralidades com maior mobilidade e fluidez de tráfego”.

Nos últimos anos, a câmara do Barreiro já investiu cerca de 20 milhões de euros em projetos que promovem a sustentabilidade.