A distinção visa premiar o trabalho desenvolvido pela câmara em áreas como a intervenção social, educação e desporto. O município recebeu a Bandeira Com Palma por ser distinguida em três ou mais anos consecutivos.
A câmara de Palmela tem vindo a desenvolver várias iniciativas de intervenção social, uma delas a “Eu Conquisto o Meu Sucesso”, que pretende “estreitar a ligação entre a escola, as famílias e a comunidade, capacitando e proporcionando novas experiências a todos estes atores, por via da educação pela arte e a criatividade”, explica a edilidade.
No âmbito, da pandemia da Covid-19, a autarquia distribuiu máscaras aos alunos de todos os níveis de ensino, adquiriu tapetes desinfetantes para escolas, cedeu equipamentos aos agrupamentos para crianças com carências económicas, distribuiu termómetros infravermelhos nas escolas e forneceu refeições a alunos carenciados. No mesmo contexto, as refeições para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo são gratuitas, no caso de o agregado familiar estar incorporado nos dois primeiros escalões de abono de família.
Na conjuntura de intervenção social, apoia a “tarifa social de água para famílias desfavorecidas ou numerosas, aprovou o IMI Familiar e as minorações em sede de IMI e outros benefícios fiscais para incentivo ao arrendamento jovem, comparticipa o passe Navegante, com fortes impactos nas finanças das famílias, em particular, nas modalidades Navegante 12 (gratuito para todas as crianças até aos 12 anos de idade) e Navegante Família”.
De forma a assistir os mais desfavorecidos foi criado “o Cabaz Solidário Saudável, projeto no âmbito do qual foram recentemente distribuídos 267 cabazes, como complemento às medidas de apoio alimentar existentes e em cooperação com a rede social”.
Para ajudar a população idosa, o município elaborou projetos como o “Clique sem Idade”, que promove “a literacia digital como forma de inclusão, o cartão municipal idade maior ou os programas de atividade física 50+ e viver melhor, viver com autonomia”.