Herdade da Contenda vence Prémio Nacional de Paisagem 2020

A Herdade da Contenda vai representar Portugal no concurso relativo à atribuição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa. O galardão será entregue no próximo dia 9, na 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

A empresa do município de Moura, Herdade da Contenda, foi a vencedora do Prémio Nacional de Paisagem 2020, no qual participou com a candidatura “Uma paisagem de referência na Raia – A Herdade da Contenda”. A iniciativa, promovida pela Direção Geral do Território desde 2012, pretende premiar o mérito de quem, em Portugal, contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e promove a sensibilização para a importância da paisagem na qualidade de vida. Este ano, a Herdade da Contenda vai representar Portugal no concurso relativo à atribuição do Prémio de Paisagem do Conselho da Europa.

Num comunicado enviado à nossa redação, o município de Moura explica que a candidatura apresentada pela Herdade da Contenda trata-se de “um projeto de referência para uma gestão sustentável do uso do solo, inspirador da importância da paisagem enquanto recurso e demonstrador de como a interação humana com os sistemas naturais a pode construir, destruir e reconstruir”.

A autarquia declara ainda que as transformações na Herdade da Contenda refletem a sua história e que aquela é “afinal, a paisagem alentejana e mediterrânica, numa narrativa de resiliência e capacidade de ressurgir, conservando o seu carácter”.

A candidatura contou com o apoio do arquiteto paisagista Nuno Lecoq, que em 2004, desenvolveu a tese de doutoramento “A Herdade da Contenda. Uma Paisagem Única como Paisagem de Referência”.

A distinção honorífica, criada no quadro de implementação da Convenção Europeia da Paisagem, será entregue na próxima quarta-feira a Álvaro Azedo, presidente da câmara de Moura, por João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, durante a 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.