“Bio Escape Room” promove património cultural do concelho do Seixal

“Bio Escape Room” é a nova aplicação para smartphone desenvolvida pela Agência Municipal de Energia do Seixal. Até dia 27 decorre a competição que premiará três alunos que completem a missão num menor tempo possível.

Criada para fomentar a educação ambiental junto da comunidade escolar, a “Bio Escape Room” é uma aplicação que foi desenvolvida pela Agência Municipal de Energia do Seixal para promover o património natural do concelho do Seixal e da região de Setúbal.

Sob forma de concurso, o município do Seixal está a promover junto da comunidade escolar (alunos de todas as escolas 2º e 3º ciclos do ensino básico do concelho) o desafio de completar o jogo no menor tempo possível, no qual premiará os melhores três alunos.

O concurso, a decorrer até dia 27 de dezembro, pretende promover assim de forma inequívoca, a alteração de comportamentos individuais e coletivos dos mais jovens, aludindo-os para o compromisso de conservação de determinados habitats e espécies. Segundo a autarquia, os vencedores da competição serão conhecidos ainda este ano.

O município do Seixal assumiu, desde há muito, um compromisso para a conservação de determinados habitats e espécies, onde as atividades humanas deverão ser compatíveis com a preservação dos mesmos, visando uma gestão sustentável do território, do ponto de vista ambiental, económico e social. No quadro nacional, o Município do Seixal apresenta um vasto conjunto de áreas que integram a Rede Fundamental de Conservação da Natureza, definida na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

A “Bio Escape Room” é uma aplicação desenvolvida como instrumento de aprendizagem, de cariz lúdico, no qual disponibiliza um conjunto de desafios pedagógicos, que se pretendem atrativos, intuitivos e repletos de surpresas, que surgem na forma de quebra-cabeças, quizzes, ou mesmo charadas, colocando em prática toda a imaginação e capacidade intelectual dos jogadores.

O conceito escape room, altamente inovador e conhecido mundialmente, foi o modelo proposto para funcionalidade da aplicação. Criado pela Agência Municipal de Energia do Seixal (AMESEIXAL), a “Bio Escape Room” é financiada pela Fundo Ambiental.