A maraca do Grupo Nabeiro foi premiada com uma estrela no âmbito do projeto Lean&Green da GS1 Portugal, pela redução de 20% nas emissões de CO2.
A entrega deste galardão realizou-se ontem e Rui Miguel Nabeiro, CEO da empresa e neto do fundador, Rui Nabeiro, recebeu o prémio das mãos do presidente da República.
Na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a sustentabilidade e as preocupações climáticas são questões diretamente relacionadas com a qualidade de vida, “que ultrapassam gerações e fronteiras, suplantam continentes e que representam um dos grandes desafios do futuro” e que “Portugal esteve sempre na primeira linha na concretização desses objetivos” expostos no Acordo de Paris.
Quanto ao futuro e ao papel da sustentabilidade para enfrentar a crise pandémica, o presidente da República disse que “há dois caminhos: um é recuperar económica e socialmente da pandemia e da crise, o outro, mais ambicioso, é aproveitar a recuperação e a resiliência para mudarmos o país e a sociedade. Para encontrarmos novos modelos e novos caminhos, mais sustentáveis”.
O projeto Lean&Green da GS1 Portugal é um programa de certificação das iniciativas de auto-regulação que empresas e organizações se propõem adotar para reduzir as emissões de dióxido de carbono decorrentes da respetiva operação logística e o desafio lançado pelas instâncias europeias e aplicado em Portugal desde o final de 2019 pela GS1 Portugal. Tem como objetivo final acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica.