7.ª edição de Kid’s Guernica contou com a participação de 450 alunos de Palmela

No concelho de Palmela, 450 alunos participaram no projeto artístico e pedagógico. A iniciativa centra-se nos temas da paz para denunciar e protestar os brutais bombardeamentos da Vila de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

A comunidade escolar de Palmela participou na 7.ª edição projeto artístico e pedagógico Kid’s Guernica. Ao todo, 450 alunos dos Agrupamentos de Escolas José Saramago e das Escola Secundárias de Palmela e Pinhal Novo participaram no projeto que convida os alunos a criarem e pintarem, coletivamente, “murais da paz” com dimensões de Guernica, de Pablo Picasso (7,8 x 3,5m).

O principal objetivo é centrarem-se nos temas da paz para denunciar e protestar contra a brutalidade dos bombardeamentos da Vila de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Este ano, devido à pandemia, não foi possível realizar o habitual festival que divulga os desenhos criados, no entanto a AMRS decidiu incluir os desenhos dos diversos concelhos num vídeo no qual mostra grande parte dos murais pintados pela comunidade escolar.

A iniciativa, que chegou a Portugal em 2008, pretende possibilitar às crianças e jovens da região fazer parte da causa global da luta pela paz, através das artes plásticas, contribuindo deste modo para a promoção da arte e da cidadania na região, despertando os valores da paz, liberdade, igualdade, solidariedade e cooperação.

O projeto é promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), contando com o apoio das câmaras para envolver a comunidade escolar, do 4º ano ao 12ºano de escolaridade, de todas as escolas públicas.