Projeto educativo Kids Dive vai a Setúbal

O projeto educativo Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, vai decorrer em formato virtual nas escolas de vários locais do país, incluindo Setúbal.

A edição 2020/2021 de Kids Dive será inédita, devido à pandemia, que fará o projeto funcionar virtualmente. Promovido pelo ISPA SPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo a câmara de Setúbal, o projeto de âmbito nacional é dirigido a crianças e jovens dos 8 aos 17 anos.

Em Setúbal, o projeto irá ser dinamizado nos próximos dias 18, 19 e 20, nas escolas secundárias Sebastião da Gama e D. Manuel Martins. No primeiro dia será realizado um mergulho virtual nos oceanos, com recurso com máscara de realidade virtual feita em cartão reciclado. Neste dia, os alunos poderão assistir a um conjunto de palestras sobre “O projeto Kids Dive e o papel dos cientistas na proteção do oceano” com apresentações de Frederico Almada, Emanuel Gonçalves e Sofia Henriques e Miguel Pais, todos do MARE, e Paul Rose, do National Geographic.

No segundo dia, o projeto proporcionará uma saída de campo vitual ao vivo à área marinha, pelo instagram do projeto (@kids.dive) com uma sessão perguntas e repostas em que participam alunos e professores das várias escolas. No último dia, a Kids Dive realizará visitas virtuais para a descoberta da biodiversidade marinha, concretamente ao Oceanário de Lisboa, no âmbito da ação “Vem conhecer o mar #AnossaCasa, e ao Jardim Zoológico de Lisboa, pelo “Dá um Mergulho na Conservação.

O projeto educativo nacional pretende fomentar a literacia sobre os oceanos para alertar a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa, baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.