Vacinação contra a Covid-19 já começou no Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Começou ontem a campanha de vacinação junto dos profissionais de saúde que, nos próximos dias, irá abranger de forma massiva vários colaboradores da unidade hospitalar.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) iniciou na manhã de terça-feira a campanha de vacinação contra a Covid-19 junto dos profissionais de saúde. Os três primeiros profissionais a receberem a vacina integram o Serviço de Pneumologia (atualmente designado de ADR1), a primeira enfermaria do CHBM a internar doentes infetados pelo SARS.CoV.2, do qual fazem parte a Dra. Elvira Camacho, Diretora do Serviço; Enf.ª Luísa Barbosa, Enfermeira Gestora; e a Assistente Operacional Amália Nunes.

A campanha vai abranger de forma massiva vários profissionais do hospital nos próximos dias, estando prevista a continuação na próxima semana, aquando da chegada do segundo lote de vacinas.

Em declarações enviadas ao Semmais pelo CHBM, a Diretora do Serviço de Pneumologia, Dra. Elvira Camacho, afirma que a vacina “representa um grande avanço na ciência médica e é a prova que a união faz a força, ou seja, quando nos unimos para o mesmo fim conseguimos”. A profissional acrescenta ainda que esta vacina “é o início de uma esperança e vai ser muito importante para a sociedade e para o mundo, no sentido de reduzir o número de mortos e, principalmente, a gravidade da doença a nível respiratório”.

Já a assistente operacional, Amália Nunes, diz que foi surpreendida por ser uma das primeiras profissionais a receber a vacina, afirmando que no início “fiquei
nervosa, mas agora estou confiante. Nunca hesitei em ser vacinada, sempre confiei na comunidade científica”. A profissional é a assistente operacional mais antiga deste serviço.