Fase 3 da expansão do Terminal XXI do porto de Sines arranca em janeiro

O terminal, com uma extensão de 804 metros de cais e 18 hectares de terraplenos e edifícios, virá reforçar a posição de Sines como um dos principais portos do Sul da Europa.

A empresa PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do porto de Sines, anunciou que as obras vão arrancar já em janeiro de 2021, a designada “Fase 3” do projeto. O objetivo é reforçar o estatuto competitivo da infraestrutura em contexto portuário do Sul da Europa.

No comunicado, a PSA Sines afirma que pretende expandir o futuro terminal numa extensão de 804 metros de cais e 18 hectares de terraplenos e edifícios, que serão construídos de forma faseada, no conjunto designado “Fase 3” e “Fase 4”. Segundo a empresa, o projeto de expansão da infraestrutura “aumenta a sua contribuição direta e indireta para o crescimento económico e social do Região do Litoral Alentejano (e consequentemente do país)”.

A “Fase 3” compreende o aumento da frente de cais em 204 metros e 8 hectares de terraplenos. Já a “Fase 4”, explicou a concessionária, “prolongará o cais em mais 600 metros e 10 hectares em terraplenos”. Segundo a empresa, quando a expansão estiver finalizada, o Terminal XXI de contentores ficará munido de uma frente de cais de 1750 metros, 19 pórticos e 60 hectares de terraplenos.

O projeto de expansão do Terminal XXI é o resultado do aditamento ao contrato de concessão celebrado entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a PSA Sines, permitindo agora a realização de novos investimentos referentes à ampliação do cais e modernização do terminal, projetando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés).