Comunidade Portuária de Sines celebra protocolo para exportação de produtos agropecuários

O protocolo estabelecido com a Câmara e Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste prevê a exportação de produtos agropecuários brasileiros através do Porto de Sines para a Europa e Norte de África.

A CPLS- Comunidade Portuária e Logística de Sines celebrou um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio Brasil Portugal- Centro Oeste (CCBP-CO) que pretende estudar e promover uma solução logística eficaz e eficiente para a exportação do agronegócio de produtos brasileiros.

Segundo a CPLS, o protocolo “prevê a constituição de um grupo de trabalho multidisciplinar com conhecimento profundo da cadeia de valor do mercado agropecuário brasileiro, incluindo a operação marítimo-portuária e a logística multimodal no Brasil e na Europa”. O objetivo é promover a exportação dos produtos agropecuários brasileiros pelos portos brasileiros, preferencialmente os localizados no Arco Norte, com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines.

A associação localizada em Sines pretende assim com este protocolo oferecer à CCBP-CO, que representa os interesses dos produtores do Centro Oeste do Brasil que são responsáveis por 45% de toda a produção agrícola brasileira, uma forte redução nos custos logísticos e ambientais, utilizando o porto de Sines como a porta de entrada na Europa.

O protocolo insere-se na estratégia da plataforma industrial, logística e portuária de Sines em “promover novas áreas de negócio em Sines, como o agronegócio, através do potencial existente de deslocalizar os fluxos logísticos do norte da Europa para Portugal, graças à oferta conjunta e completa que Sines apresenta”.