“Setúbal com.posto tem + valor” antecipa obrigatoriedade a ser implementada em 2024

Cidade sadina iniciou a implementação da primeira fase do projeto piloto destinado à recolha de seletiva de resíduos porta a porta em 9600 fogos do setor residencial do concelho.

O novo serviço é acompanhado de uma campanha de sensibilização, intitulada “Setúbal com.posto tem + valor”, para esclarecer a população sobre as ações corretas a tomar em casa no sentido de otimizar a separação dos biorresíduos e informar sobre procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema.

O circuito de recolha seletiva dos resíduos orgânicos e verdes, arrancou segunda-feira na freguesia de Azeitão, abrangendo Pinhal de Negreiros, Casal de Bolinhos, Brejos de Azeitão, Quinta das Várzeas, Vila Nogueira, Quinta dos Foios, Aldeia de Irmãos, Oleiros e a Urbanização Vinha da Sardinha.

Numa segunda fase, segundo a autarquia, a recolha de resíduos orgânicos começa a realizar-se num modelo de maior proximidade, em que, apesar da separação ser feita em casa, os munícipes abrangidos pelo projeto colocam os resíduos em contentores coletivos, semienterrados, distribuídos na via pública.

“Este novo procedimento de separação de biorresíduos implica menos deslocações aos contentores por parte dos munícipes e, também, maior comodidade e proximidade para a realização da reciclagem deste tipo de resíduos”, adianta a câmara numa nota de imprensa, afirmando que a “diminuição do espaço ocupado em aterros, o aproveitamento de recursos para a produção de adubo e energia e a redução da emissão de gases com efeito de estufa são outras vantagens significativas deste novo serviço”.