Iniciativa “Aconchegar” doa camas às unidades de saúde de Évora e Beja

Ao todo, os dois distritos receberão 48 camas do projeto que surgiu para combater as fragilidades causadas pela pandemia. Para além das camas, “Aconchegar” pretende ainda aumentar os equipamentos nos hospitais.

Esta semana, a iniciativa “Aconchegar” vai atingir as 200 camas doadas a hospitais e estruturas de retaguarda nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real.

Em nota de imprensa, a entidade de angariação de fundos afirma que “as 200 doações serão atingidas com a entrega de 10 camas ao Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira, 24 camas ao Centro Hospitalar De Trás-Os-Montes E Alto Douro e 14 camas ao Centro Hospitalar do Oeste”.

Segundo Nuno Miguel Guerra, impulsionador da iniciativa, afirma que o projeto pretende ainda aumentar os equipamentos nos hospitais em tempo de pandemia. “Já que o país tem neste momento mais de uma centena de milhar de idosos institucionalizados em mais de 2500 estruturas residenciais. Cada cama doada hoje permitirá um aconchego aos idosos, não apenas hoje, mas também no futuro”, disse citado no comunicado.

O projeto “Aconchegar” surgiu para combater as fragilidades causadas pela pandemia da covid-19, melhorando a capacidade de internamento e de prestação de cuidados, através da doação de materiais a estruturas de retaguarda e hospitais. Para ajudar, os donativos podem ser enviados por MBWAY ou multibanco e as estruturas de apoio que necessitam de materiais podem enviar email para – aconchegar@fsjd.pt -, indicando a entidade, a região geográfica e o número de equipamentos necessários.