Portugal e Brasil unem esforços na promoção de Sines como hub europeu para o agronegócio

Representantes do complexo portuário, logístico e industrial de Sines marcaram presença no webinar “Sines – Hub Europeu para o Agronegócio Brasileiro”, que decorreu sexta-feira.

A abertura do evento, que reuniu cerca de 100 representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações setoriais e exportadores brasileiros que atuam no setor agroalimentar, esteve a cargo de Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado para a Internacionalização do Governo de Portugal.

O Presidente da Autoridade Portuária de Sines (APS), José Luís Cacho, patenteou as valências portuárias oferecidas a este setor, no que respeita à carga a granel e à carga contentorizada, incluindo a refrigerada, cuja ligação semanal entre Sines e os portos brasileiros já existe.

Filipe Costa, o CEO da aicep Global Parques, entidade que gere a Zona Industrial e Logística do município, fortaleceu a capacidade disponível para acomodar a instalação de projetos agroalimentares em locais próximos do porto, “com o objetivo de acrescentar valor à carga movimentada”, anuncia o comunicado da APS.

A iniciativa recebeu, ainda, a intervenção de Márcio Rodrigues, gerente de agronegócios da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e a moderação de Francisco Sião Costa, representante da aicep Portugal Global e Conselheiro Económico e Comercial na Embaixada de Portugal, em São Paulo.

A sessão de encerramento foi presidida pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, “o que demonstra o comprometimento dos governos dos dois países em potenciar este relacionamento”, sublinha a APS.