O maior certame agrícola do Sul do país vai decorrer em ambiente digital, entre 22 e 23 de abril, com expositores, competições, música, gastronomia, masterclasses e apresentações de temas e de produtos, oportunidades de negócio e debates.
Distanciando-se dos moldes tradicionais em que o certame é habitualmente realizado, a 37ª edição de Ovibeja vai acontecer este ano num formato mais moderno, com recursos às tecnologias de informação e comunicação, com várias atividades agendadas para os dias 22 e 23 de abril.
Nos dois dias do certame, com um programa apelativo e completo composto por expositores, competições, música, o melhor da gastronomia, masterclasses e apresentações de temas e de produtos, assim como espaço para as habituais oportunidades de negócio e sessões de debate, vai-se mostrar de que se faz a “Agricultura ConsCiência”.
“Através de cinco conferências vai reunir agricultores, investigadores, empresários, decisores políticos” e, ainda, vai dar a conhecer testemunhos de produtores agrículas e pecuários para demonstrar o “labor no campo e revelar o percurso do prado ao prato”, indica a organização do evento.
Em formato 3D, a Ovibeja deste ano vai integrar os espaços conhecidos de todos, o Pavilhão Institucional, o Pavilhão Sabor Alentejo, a Arena do Azeite, o Pavilhão da Pecuária e o Campo da Feira que, segundo a ACOS, vão ter “gente dentro”, assim como “desafios, encontros, reencontros. Festa”.
A 37ª Ovibeja já está a receber inscrições para expositores, “através dos diferentes tipos de participação conforme o seu interesse e pretensões”. A participação em ambiente digital, diz a organização do certame, é dinâmica e permite aos expositores incluir logótipos, imagens dos produtos e serviços, assim como está preparado para suportes de vídeo, chat que permite vendas e contacto direto com os visitantes. A plataforma permite, ainda, o envio de links para sites, lojas virtuais e, até mesmo, “uma participação mais simples, através de um cartão de apresentação com fotografias, contactos, menção de produtos ou serviços.
Os contactos e as inscrições estão abertos à participação, à inovação e ao envolvimento de todos na Ovibeja que, apesar desta vez decorrer em ambiente virtual, “a feira abre portas a empresas, associações, escolas, patrocinadores, visitantes que decidam envolver-se neste desafio inovador”, frisa a ACOS em comunicado que acrescenta ainda que o certame é um evento “familiar, mas também profissional. Uma feira da produção, da transformação, dos serviços e das instituições. Das pessoas, da vida, da cultura.”
A 37ª Ovibeja vai integrar ainda a realização do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra- Prémio Ovibeja, que está a receber amostras de azeite até dia 19 de março.