O protocolo de colaboração, celebrado pela autarquia de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) tem o objetivo de valorizar e promover os recursos endógenos e o património natural e cultural associado à viticultura.
Ambas as entidades consolidaram a parceria com a celebração de um protocolo que permitiu “viabilizar uma candidatura da Adega cooperativa ao aviso Nº ALT20‐41‐2021‐35 – Património Natural e Cultural do Programa Alentejo 2020”, refere o comunicado da Adega Vidigueira.
Esta parceria vai permitir “apostar na valorização e promoção dos recursos endógenos e património natural e cultural associado à viticultura” de modo a consolidar a região enquanto destino turístico e “reforçar a sua identidade de território de qualidade”.
O protocolo surge no seguimento da aposta que o município de Cuba tem vindo a melhorar no desenvolvimento económico e social do seu território, “através da promoção de um turismo sustentável que respeite as pessoas e garanta a preservação dos recursos e patrimónios”.
Com esta cooperação, as duas entidades acreditam que esta aliança “trará proveitos à região” a curto prazo e contribuirá para “a valorização e salvaguarda deste valiosíssimo património”. “Em termos práticos, a ser aprovada, este projeto materializar-se-á, entre outras iniciativas, no desenvolvimento de uma série de conteúdos informativos sobre a História e Caracterização das Vinhas Centenárias de Vila Alva”, na criação de uma plataforma digital que permita uma “viagem virtual” por estas vinhas, na produção de um vídeo promocional e na instalação de sinalética.