O Presidente da República vai presidir, a 22 de abril, às 10h00, à sessão de abertura da 37.ª Ovibeja, que este ano se realiza em formato digital. Depois de dois dias e seis temas em reflexão, a ministra da Agricultura encerra a webinar sobre o regadio de Alqueva.
A edição da Ovibeja 2021, que se realiza nos dias 22 e 23 de abril e que traz aos seus públicos “Todo o Alentejo deste Mundo”, vai realizar-se em formato online, mas nem por isso vai deixar de ter expositores, competições, música, gastronomia, debates, apresentações e reflexões de temas e de produtos, ou oportunidades de negócio.
Palco de apresentação e discussão dos temas centrais da agricultura, o certame conta com um conjunto de webinars que podem ser acompanhados a partir do site do evento, no auditório ACOS, sem a necessidade de inscrição prévia. Além desta possibilidade de assistir em direto, vão ser realizados apontamentos de reportagem pela TV Ovibeja, através de breves conversas com os intervenientes, antes e depois dos webinars.
No dia 22 de abril, a partir das 10h00, a organização convida os participantes para uma reflexão em torno do tema “Sustentabilidade dos Sistemas Agro-Silvo-Pastoris”, a par com a apresentação do Centro de Competências sobre Pastoreio Extensivo. Às 15h00 do mesmo dia, a programação conta com uma mesa redonda sobre a “Sustentabilidade do Setor Vitivinícola do Alentejo”. Já às 17h00, segue-se o colóquio sobre “Olivicultura e Azeite”.
No último dia do certame, às 10h00, decorre o webinar dedicado a “Investimentos no setor agrícola no âmbito da nova PAC”, com a participação da Gestora do PDR2020 e um representante da Comissão Europeia. No período da tarde, inicia-se novo debate sobre “A Utilização e Gestão de Perímetros de Rega Públicos – Experiências Europeias”. A sessão acontece às 14h00 e conta com oradores de três países: Portugal, Itália e Espanha. O último webinar tem hora marcada para as 16h30 e dedica-se à “Gestão do Regadio no perímetro do EFMA”, uma reflexão que conta com a participação de representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao regadio. Maria do Céu Antunes, a Ministra da Agricultura, vai encerrar a 37.ª edição da Ovibeja.
O acesso ao evento e a todas as iniciativas é livre, “sem necessidade de inscrição”, informa a organização da Ovibeja, Associação de Agricultores do Sul (ACOS), em comunicado.