No âmbito da estratégia do município de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus, foi instalado no Parque de Feiras e Exposições, um Centro de Rastreio a funcionar desde outubro passado.
A infraestrutura, inicialmente, estava direcionada apenas para realizar rastreios a utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Neste momento, está preparado para realizar testes à população e empresas locais.
O rastreio, no modelo drive thru, é efetuado pelas clínicas que já operavam no concelho de Grândola, sendo também responsáveis diretas pela parte técnica e respetivo agendamento.
Os testes, designados como testes PCR, tem “uma função de cariz preventivo e visam o controlo de contágios” no município.
Todo o processo logístico de apoio ao Centro de Rastreio é assegurado pela autarquia que, com esta resposta, “oferece à sua população e empresas, a possibilidade de realizar testes, evitando deslocações a outros concelhos”, diz a câmara municipal em comunicado.
O agendamento dos testes deve ser efetuado diretamente, através das clínicas que operam no Centro de Rastreio, nomeadamente as clínicas Clídis e Affídea, estando “também aberta a possibilidade”, de a curto prazo, “a clínica Germano de Sousa efetuar este serviço”, conclui a autarquia.