Setúbal aprova celebração de protocolo de colaboração com a Associação Sol Nascente

A autarquia aprovou, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Sol Nascente – Recuperação de Toxicodependentes com vista à integração e à reinserção social de pessoas com adições.

O protocolo, a celebrar em breve, formaliza a colaboração entre as duas entidades com vista ao tratamento e à reinserção de pessoas com problemas de adição, com destaque para a realização de tarefas laborais específicas, nomeadamente na área da gestão de combustível de origem florestal.

A Associação Sol Nascente, uma instituição particular de solidariedade social, que desenvolve a respetiva atividade na região de Setúbal, sendo este um município beneficiário da sua atividade, tem como objetivo “o tratamento e a reinserção de pessoas com problemas de adição”, esclarece a autarquia em comunicado.

No âmbito do protocolo aprovado, a Sol Nascente afeta utentes da instituição á realização de tarefas laborais específicas, nomeadamente na área da gestão de combustível de origem florestal em terrenos e estradas municipais.

O trabalho é orientado e acompanhado tecnicamente pelo SRIFLOR – Serviço Municipal de Gestão de Combustíveis e Riscos Florestais, pertencente do Departamento de Ambiente e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal.

“A realização das tarefas pretende ir ao encontro da missão da IPSS, dando oportunidade aos utentes em tratamento e que reúnam condições para tal de participar na realização de trabalhos e a aquisição de competências que permita a sua inserção futura no mercado de trabalho”, refere a deliberação.

As tarefas a realizar revestem-se “de um papel social importante na medida em que existe uma necessidade efetiva de realização dos trabalhos”, tendo em vista a redução e prevenção dos incêndios florestais.

Através do protocolo de parceria, a câmara de Setúbal disponibiliza à Associação Sol Nascente – Recuperação de Toxicodependentes uma verba de 16.240 euros para a concretização dos objetivos definidos.