Portalegre palco do “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”

Iniciativa pretende estimular a criação artística contemporânea, disponibilizando condições, recursos, infraestruturas e espaços para o desenvolvimento das suas práticas artísticas.

Portalegre vai ser palco, de 11 a 19 de maio, da residência artística de artes performativas e visuais “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”, em parceria com a Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores e Universidad de Salamanca.

Tendo como público-alvo artistas portugueses e espanhóis, esta iniciativa pretende estimular a criação artística contemporânea, disponibilizando condições, recursos, infraestruturas e espaços para o desenvolvimento das suas práticas artísticas.

Esta residência, afirma a autarquia portalegrense em comunicado enviado ao Semmais Digital, tem como objetivo estimular o panorama cultural de zonas transfronteiriças, promovendo o intercâmbio de culturas e expressões artísticas em contexto de residência, potenciando sinergias e criando pontes entre os artistas, a cidade, a comunidade e o património.

No decorrer da residência será “estimulada a aproximação e o diálogo entre criadores através de atividades coletivas tais como tutorias, masterclasses, laboratórios de criação e conversas abertas”. “Os participantes dedicar-se-ão à exploração e à criação artística, em regime de cocriação. Pretende-se que, a partir das diferentes leituras e abordagens, os residentes se conectem e colaborem em processos criativos coletivos. Os artistas, selecionados mediante convocatória, desenvolverão projetos nas áreas da dança, performance, novo circo, fotografia, vídeo, instalação, música, sonoplastia e outras linguagens”, lê-se na mesma nota.

Como conclusão do projeto, os artistas fazem uma apresentação pública do resultado do processo criativo desenvolvido e do envolvimento entre as diferentes disciplinas artísticas. Paralelamente, irão desenvolver-se atividades dirigidas à comunidade relacionadas com as áreas artísticas mencionadas.