“Bairros Saudáveis” aprova três candidaturas para o concelho do Barreiro

Os resultados do concurso “Bairros Saudáveis” foram anunciados a 14 de maio, no Barreiro, em sessão pública. Vão ser financiadas 246 candidaturas aprovadas.

Na sessão, Frederico Rosa salientou o papel importante de “muitas instituições, parcerias e, acima de tudo, de muitos corações que, na hora mais difícil, souberam ajudar o próximo, colaborar, criar rede e nunca se esquecer que ninguém pode ficar para trás”. O presidente do município do Barreiro deixou uma mensagem de agradecimento a todos os técnicos e instituições que “fazem tanto pelos outros”.

O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu igualmente “a todos os que se mobilizaram, que procuraram ver os contributos que poderiam dar para melhorar o seu bairro, a sua aldeia, vila ou ilha e como poderiam melhorar a qualidade de vida, para termos territórios mais saudáveis”. António Costa ficou impressionado com o facto de “em muito pouco tempo, numa altura que a pandemia obrigou a evitar contactos, foi possível estabelecer esta rede extraordinária em todo o país”.

O Programa “Bairros Saudáveis” é um instrumento participativo que promove iniciativas de saúde, sociais, económicas, ambientais e urbanísticas junto das comunidades locais mais atingidas pela pandemia, ou por outros fatores que afetam as condições de saúde e bem-estar. Helena Roseta, a coordenadora do programa, recordou as várias etapas prévias ao arranque do programa, até ao momento em que em novembro do ano passado, foram recebidas quase 800 candidaturas avaliadas por um júri. “Uma grande aventura, com muitos meses de trabalho”, foi como Helena Roseta classificou o trabalho já realizado. Agradeceu a ajuda da ANAFRE, das juntas de freguesia de Portugal, dos médicos de Saúde Pública e do Governo, mas salientou que “o mais importante é a energia das pessoas”. E acrescentou: “Quem não sonha alto não levanta vou, vocês sonharam alto e nós aprendemos muito com os vossos sonhos. Agora é altura de os pôr em prática”, concluiu.

A sessão contemplou, entre outras, as intervenções da ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, e do presidente do júri, João Ferrão. Das 246 candidaturas aprovadas, integram as do Barreiro: “Laboratório de Inovação Comunitária” – Barreiro Velho – entidade promotora: SDUB “Os Franceses”; “Unir Comunidades” – Cidade Sol/Quinta da Mina – entidade promotora: Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social e “Renascer o Bairro das Palmeiras” – entidade promotora: Associação NÓS.