APSS investe na melhoria da eficiência energética

Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), investe em trabalhos de renovação e de melhoramento da eficiência energética dos sistemas de iluminação nos portos de Setúbal e de Sesimbra.

Foi concluída a montagem de mais de 88 novos projetores tipo Led no terminal Roll-On Roll-Of e está em curso a instalação de novas 127 luminárias no porto de Sesimbra e 39 no porto de Setúbal, num investimento global de cerca de 240 mil euros, a cargo das empresas, SotécnoGaio, SA, Canas SA, e Sinalcabo SA. Igualmente os edifícios da APSS estão a ser objeto de reformulação dos seus sistemas de iluminação. As intervenções cumprem o estabelecido do Plano de atividades e Orçamento de 2021 e em linha com o Projeto ECO-AP (Melhoria Energética na Administração Pública).

No âmbito desta iniciativa, para além de uma primeira intervenção no terminal Roll-On Roll-Off, já tinham sido modernizados os sistemas de iluminação do Trem Naval, do mercado de 2.ª venda, e do molhe exterior da doca dos Pescadores e foram instalados painéis fotovoltaicos em vários edifícios, com o objetivo de produzir energia para consumo próprio, mas também para venda à rede elétrica nacional.

Com estas intervenções, a APSS “dá continuidade à aposta na política de sustentabilidade ambiental” e um “significativo contributo para a poupança e melhoria da eficiência energética na Administração Pública”, assim como para a “redução dos impactos ambientais do consumo de energia, posicionando os portos de Setúbal e de Sesimbra como plataformas de suporte à Energia Azul”, conclui em comunicado a APSS.