Setúbal Academy retoma atividades para a juventude

A associação juvenil Setúbal Academy, que tem contribuído para a promoção de atividades desportivas, culturais e de lazer, está agora a reiniciar o seu trabalho com diversas iniciativas em parceira com a freguesia de S. Sebastião e outras instituições.

Após um ano difícil, com atividade escassa devido às contingências da pandemia, a Setúbal Academy, associação fundada em 2016 e sediada na freguesia de S. Sebastião, está a criar novas atividades para a comunidade juvenil, e está empenhada na promoção de eventos culturais, com particular enfoque na vertente musical.

“Queremos apoiar os jovens através da música, porque é uma linguagem universal que se adapta a todas as pessoas!”, explica em comunicado Fernando Cruz, presidente da direção da associação, que usa a sua experiência profissional como DJ e produtor musical, conhecido pelo nome artístico Dylantino, para ajudar os jovens cantores e compositores a expressar o seu talento.

Neste momento estão abertas as inscrições para aulas de guitarra, piano, voz e percussão corporal, que pretendem oferecer à comunidade juvenil ferramentas para desenvolverem as suas capacidades artísticas. As ações de formação decorrem no estúdio de gravação e produção áudio instalado num espaço cedido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, no Centro Sociocultural Elmano Sadino, edifício sito no bairro 2 de abril que alberga outros projetos como o Teatro do Elefante, o Núcleo de Poesia de Setúbal, o Espaço Integrar e algumas valências da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha.

Avançar com obras de insonorização e substituição do piso na sala cedida pela autarquia é um dos objetivos da direção da Setúbal Academy, que quer elevar a qualidade do estúdio de gravação a um nível mais profissional, oferecendo melhores condições aos seus associados.

Em parceria com o projeto “Batidas Literárias”, desenvolvido por estudantes do curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e com o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião, a Setúbal Academy está também envolvida no concurso Mastersongs, competição que decorre até ao final de maio e que desafia os jovens a escrever uma canção inspirada no tema da diversidade cultural, do diálogo e do desenvolvimento. O vencedor do concurso será premiado com a gravação do seu tema no estúdio da Setúbal Academy.

A gravação de um ‘podcast’ na sede da associação, com entrevistados músicos, é outro dos projetos agendados, mais uma vez em colaboração com o “Batidas Literárias” e o apoio da Junta de Freguesia. A ideia é dar a conhecer à população alguns cantautores. A primeira convidada é Cátia Mazari Oliveira, artista conhecida como “A Garota Não”, que vai falar sobre o seu primeiro álbum, as suas inspirações e reflexões, no próximo dia 4 de junho.

A Setúbal Academy participou igualmente, no passado sábado, no espetáculo Anima Gerações, para o qual produziu uma nova versão do tema “Rio Azul”, de Mário Regalado e Laureano Rocha, reinterpretado com sotaque do Brasil por Sulleyman, um dos jovens associados que, tal como Dylantino e Gerson Santos, mostrou os seus dotes musicais.

Organizado pelo “Batidas Literárias”, com o apoio da junta de freguesia, que cedeu o Auditório Bocage para a realização do evento, o Anima Gerações promoveu a partilha entre várias faixas etárias, através das canções, dos cantautores e da poesia. O evento contou ainda com a animação das crianças da Sala Azul do Prolongamento do Jardim de Infância do Faralhão; um dueto entre Leonor Neves e Nicole Viviane; e momentos de poesia com Sara Loureiro, José Gil e Sandra Santos.

Além destas parcerias, a Setúbal Academy está a planear a realização de outros eventos musicais ao vivo e a receção de artistas de renome para atuar na nossa cidade, promovendo o encontro desses músicos com os nossos jovens. “Queremos difundir a cultura portuguesa e abrir horizontes!”, revela Fernando Cruz que já trabalhou com artistas nacionais como Blaya e April Ivy.