Zona Industrial e Logística de Sines na liderança da Nova Economia portuguesa e europeia

A “Conferência sobre a Conectividade Internacional e a Plataforma Atlântica Europeia de Dados”, a decorrer no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) esta quinta e sexta-feira, conta com a intervenção de Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques.

Na “Sessão 3 – Desenvolver a cadeia de valor de dados: expandir e tirar o máximo partido do armazenamento, processamento e distribuição de dados” do programa da conferência, Filipe Costa vai apresentar o projeto Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, lançado a 23 de outubro de 2019 pela aicep Global Parques, com a Câmara Municipal de Sines e o cliente inaugural, EllaLink, para atrair investimento para Sines e transformar Portugal num país de ponta da Nova Economia, líder nas tecnologias da informação e comunicação.

Criando as condições reais para a atividade TIC e instalando projetos concretos, a aicep Global Parques, através do seu produto Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, conta com dois importantes investimentos na ZILS. Trata-se da Estação de Amarração de Cabos e o Cabo Submarino Europa – América do Sul, da EllaLink, desde 6 de janeiro deste ano, que representou um investimento de 150 milhões de euros num cabo com capacidade de 72 terabits por segundo; e do projeto START – Sines TransAtlantic Reenewable & Technology Campus, cuja instalação foi contratada a 23 de abril de 2021, com um investimento global a rondar os 3.389 milhões de euros em 495 megawatts de capacidade de centro de dados.

A “Conferência sobre a Conectividade Internacional e a Plataforma Atlântica Europeia de Dados” é uma iniciativa do Ministério das Infraestruturas, organizada pela ANACOM e com o apoio da aicep Global Parques. A conferência é encerrada pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.