Setúbal recebe apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio

O rio Sado volta a ser palco, pela 3ª vez, do apuramento para os Jogos Olímpicos na modalidade 10 quilómetros em águas abertas, natação.

Com 19 de junho destinado à competição feminina e o dia 20 dedicado à competição masculina, a partir das 16h00, a prova contará com a “participação de mais de uma centena de nadadores em representação de perto de quatro dezenas de nações”, informa a câmara de Setúbal em comunicado.

Os nadadores Angélia André, Tiago Campos e Mafalda Rosa representam Portugal na prova que tem início no Parque Urbano da Albarquel e “procuram estar entre os dez melhores em cada género”, adianta a autarquia. Com transmissão na Sport TV, o evento, que já se realizou na cidade de Setúbal em 2012 e em 2016, não terá público devido à situação pandémica.

A prova de 10 quilómetros, organizada pela Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, estava prevista ser realizada em Fukuoka, no Japão, o que não foi possível devido à evolução da pandemia no país.

A competição FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 é, segundo a Câmara Municipal de Setúbal, “a única em Portugal que apura diretamente atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio”.