Autarquia sadina lança guia para pessoas com dificuldades de mobilidade

O “Baía de Setúbal para Todos – Guia de Turismo Acessível” é uma publicação que visa revelar uma cidade mais inclusiva.

A publicação que, segundo a autarquia avança em comunicado, “concentra as informações sobre os recursos turísticos acessíveis a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, existentes em Setúbal e Troia”, foi lançada ontem, na Casa da Baía.

Com cerca de cem páginas, “resulta de um levantamento dos espaços turísticos e percursos acessíveis no concelho de Setúbal e na península de Troia, com o objetivo de permitir a pessoas com dificuldades de mobilidade a preparação de viagens tendo em conta as suas necessidades”.

Entre as informações disponibilizadas na publicação, constam esclarecimentos sobre “acessibilidade de alojamentos, espaços para campismo, restauração, enoturismo, operadores turísticos, natureza, praias, campos de golfe, espaços verdes urbanos e grandes superfícies”.

Citada na mesma nota, a presidente Maria das Dores Meira, afirma que “esta publicação constitui mais um importante contributo da Câmara Municipal de Setúbal para uma cidade mais inclusiva e aberta a todos. A informação que fornece resulta de um aturado trabalho de verificação dos espaços e percursos acessíveis a todos, mas, acima de tudo, de um processo continuado de transformação da cidade e dos seus espaços públicos”.

O Guia de Turismo Acessível faz parte de um conjunto de medidas da autarquia para tornar a cidade mais inclusiva, tendo sido já feitas algumas intervenções como “o rebaixamento de passadeiras, o nivelamento de passeios com as vias de circulação, a construção de ciclovias e a criação de condições para tornar os equipamentos municipais acessíveis a pessoas que se deslocam em cadeiras”.

A publicação, que é gratuita e pode ser levantada nos postos de turismo municipais ou descarregado em formato digital em https://bit.ly/3pbwfxo, fornece ainda contactos úteis nas áreas do turismo, segurança, saúde e transportes.