“Dias Abertos Por Terras de Bernardim” promove a gastronomia, a cultura e a natureza no Torrão. Trata-se de dois dias abertos, este sábado e domingo, à comunidade da freguesia e a todos os visitantes que pretendam conhecer a vila do concelho de Alcácer do Sal.
Dinamizado pela junta de freguesia, o evento conta com uma programação diversificada. O objetivo é “mostrar o que de melhor há para fazer, comer e ver no Torrão. Pretendemos que tanto os locais como os visitantes saibam que esta vila é muito mais do que um mero local de passagem”, sublinha ao Semmais Hélder Montinho, o presidente da junta.
Nos vários pontos da localidade há mostras de bordados tradicionais e degustação dos melhores produtos regionais, desde mel, vinho azeite ou doçaria. Haverá, também, visitas a hortas de agricultura biológica, manhãs desportivas de passeios pedestres e de canoagem pelas águas do Vale do Gaio. A juntar-se a estas atividades entre a vila, o rio Xarrama e o património natural do Torrão, existem périplos pelo património conduzidos pelos jovens torranenses (as crianças do 1.º e 2.º ciclo de estudos vão ser os cicerones dos vários itinerários). “Pretendemos que os habitantes da freguesia se orgulhem da nossa terra e do nosso património”, diz o autarca.
Os Dias Abertos enquadram-se no projeto “Por Terras de Bernardim” que, promovido pela Junta de Freguesia do Torrão, pretende estruturar a oferta turística, envolvendo a comunidade através de um conjunto de iniciativas. “Somos um território muito rico, pela simpatia dos nossos habitantes e por tudo o que temos para oferecer a nível gastronómico, patrimonial, histórico, arqueológico e natural”, conclui.