Alberto Leite e Smyle Ornela, dois moradores do bairro da Bela Vista, criam uma oficina comunitária de construção civil no âmbito do programa Nosso Bairro Nossa Cidade, com protocolo de cooperação com a câmara de Setúbal.
Inaugurada terça-feira, após a formalização do protocolo, a oficina comunitária da Bela Vista está instalada num espaço cedido pela autarquia, no nº 5 da rua do Antigo Olival. Este espaço, avança o município na nota de imprensa enviada ao Semmais, “servirá para apoiar a integração e formação profissional dos moradores dos bairros da Bela Vista e zona envolvente, assim como a criação de emprego”.
“A ideia partiu de Alberto Leite e Smyle Ornela, responsáveis pela dinamização da oficina onde têm agora a oportunidade de, não só criar o seu próprio negócio e colocar em prática os seus ofícios, no campo da carpintaria e da serralharia, respetivamente, mas também de ensinar a sua arte a quem estiver interessado em aprender”, lê-se na mesma nota.
Alberto Leite, “mais conhecido por Beto”, é, segundo a edilidade, “mestre de obras e empreendedor por natureza”, e vai ensinar e trabalhar a arte da carpintaria, “na perspetiva do restauro de móveis desprezados que vai recolhendo”. O valor de venda do produto final vai ser negociável, dependendo sempre do que o cliente puder pagar.
Também Smyle Ornela partilha a perspetiva solidária, e pretende ajudar as pessoas que não têm “condições de pagar os preços praticados numa serralharia ou oficina comum”. Smy Ornela, que “colabora, de forma voluntária, na realização de pequenos arranjos nos edifícios do bairro, aproveita materiais que iriam para o lixo, tais como pequenos eletrodomésticos, caixilharia de alumínio, portões de ferro, etc. e dá-lhes uma nova vida”, lê-se no comunicado da junta de S. Sebastião.
Maria das Dores Meira, presidente da câmara de Setúbal, citada em comunicado, refere que “este é um espaço da comunidade e para a comunidade. Aqui podem transformar-se vidas, dando oportunidade de recomeçar o seu negócio, ajudando a população a recuperar as suas casas, dando-lhes oportunidade de viverem melhor”.
Para além da oficina comunitária, foram ainda assinados, no âmbito do projeto Nosso Bairro, Nossa Cidade, o “protocolo de cedência de dois espaços municipais ao Projeto Garrrbage – Grupo de Ação pela Recolha, Reabilitação e Reutilização de Bens Aproveitáveis – gerações ecologistas, na rua do Moinho (oficina) e no Mercado 2 de Abril (loja)” e o “reforço do protocolo já estabelecido com a Maxiclínica, no âmbito do projeto “Saúde no Bairro”, que facilita o acesso a consultas e tratamentos de medicina dentária a residentes no território da Bela Vista e em todos os bairros municipais de habitação pública”.