A definição de novas estratégias para construção de um projeto educativo para a cidade é o principal objetivo da VII Conferência Anual de Educação de Setúbal, que se realiza amanhã no Auditório Municipal Charlot.
“Projeto Educativo Local”, “Caminhos que se trilham”, “O Planeamento da Cidade enquanto Espaço Educador”, “Atividades náuticas e devolução do rio à cidade” e “Cidade Educadora: ao Serviço Integral das Pessoas”, são os temas propostos para o encontro organizado pela autarquia sadina.
Segundo a câmara de Setúbal, a iniciativa reúne profissionais da educação, técnicos e académicos que “partilham experiências e visões que podem marcar a diferença por um sistema de ensino melhor, não só no concelho de Setúbal, mas também no panorama geral do setor da educação no país”.
Para o vereador da Educação da Câmara de Setúbal, Ricardo Oliveira, a VII Conferência Anual de Educação vai ajudar a “identificar as questões da identidade e desenvolvimento da identidade e da memória, questões do desenvolvimento da participação da população e do acesso à cultura”.
“Vamos identificar um conjunto de ações, de projetos e de iniciativas que dão esse contributo. Sabemos que não é apenas o município e as escolas que têm este tipo de ação, de intervenção e de atividade. Na comunidade há um conjunto de outras entidades e outras instituições e pessoas que também desenvolvem este tipo de intervenção”, disse à agência Lusa Ricardo Oliveira.
“É nesse sentido que vamos debater com a população e lançar uma nova forma de participação, convidando para encontros, ‘workshops’, preenchimento de inquéritos e reuniões, uma outra dimensão de um projeto educativo local”, acrescentou.
Ricardo Oliveira lembrou ainda que em Setúbal já há vários exemplos da intervenção do município em múltiplas vertentes, que, indiretamente, acabam por ser fundamentais para um projeto educativo capaz de abranger toda a população, particularmente os mais desfavorecidos.
“Nós temos alguns exemplos de estratégias. Quando falamos do projeto de `Setúbal, Cidade de Interculturalidade´, quando falamos no programa `Nosso bairro nossa cidade´, estamos a falar de ações concretas que se dirigem à valorização e promoção do acesso à escolaridade e que dinamizam outras dimensões do processo educativo e do projeto de desenvolvimento humano”, disse.
“São intervenções que têm como base o princípio da democracia e da participação da população no projeto educativo e que têm também outra perspetiva muito importante: é um projeto que tem que ser `com todos e todos´”, concluiu o vereador da Educação na câmara de Setúbal.