Embarcação comemora este ano os seus 100 anos de vida com passeios a bordo desta embarcação tradicional Tejo.
Construído em Abrantes no ano de 1921, a maior embarcação tradicional do Tejo a navegar é considerada, pela autarquia do Seixal, uma guardiã “da memória coletiva das comunidades ribeirinhas” e um dos “maiores símbolos do concelho”.
Propriedade do município, que considera o Varino Amoroso como “um verdadeiro embaixador do Seixal”, esta é a “embarcação tradicional de maior porte atualmente em atividade”.
Em comunicado de imprensa, a câmara realça a importância da comemoração do centésimo aniversário da embarcação, afirmando que “é um tributo a um meio de transporte que, durante séculos, foi o sustento das gentes que fizeram deste estuário o seu modo de vida, gentes cujas vidas se confundem e foram marcadas pelas cadências do Tejo e pelas vivências por este propiciadas”.
Até ao final de 2021 é possível visitar e passear a bordo da embarcação através de inscrição online no endereço https://www.cm-seixal.pt/evento/passeios-turisticos-2021 . Os próximos passeios no Varino Amoroso têm data marcada para os dias 23 e 25 de julho, das 10h00 às 11h00.