A autarquia leva a todas as freguesias do concelho um conjunto de iniciativas que prometem ocupar e tornar mais divertidas as férias de crianças e jovens, com propostas como ateliês, campos de férias e atividades desportivas.
Como palco para as atividades do programa Seixal Férias, a câmara selecionou a biblioteca municipal, o ecomuseu e “diversos centros de férias promovidos pelo movimento associativo”, contando com a parceria de clubes, coletividades e associações, segundo informa o município na nota de imprensa enviada à nossa redação.
Nas atividades que vão ter lugar na biblioteca municipal, a edilidade destaca o Jogo Gigante: À Descoberta dos Livros – A Floresta das Histórias, atividade que consiste “num jogo de descoberta dos mais conhecidos contos infantis de todos os tempos” e a Hora do Conto e Ateliê Complementar, “uma iniciativa virada para a leitura encenada e interativa de uma história, que pretende despertar o gosto e prazer pela leitura, enquanto proporciona o exercício da expressão oral, da capacidade de retenção de informação e da criatividade”.
No Ecomuseu Municipal do Seixal, o destaque da autarquia vai para a exposição de rua Há Vida no Sapal de Corroios, no espaço exterior o Moinho de Maré de Corroios, que resulta “da adaptação de uma mostra de ilustração científica de Mafalda Paiva, Pedro Salgado e Xavier Pita, exibida pelo ecomuseu, em 2013”.
Os “inúmeros agentes do movimento associativo” que fazem parte desta iniciativa asseguram as restantes atividades do programa para crianças e jovens Seixal Férias.