Semana do Carapau dá a provar espécie endógena da região nos restaurantes de Setúbal

O carapau vai estar em destaque nas ementas de perto de seis dezenas de restaurantes do concelho, num evento a decorrer entre 3 e 12 de setembro, inserido na estratégia de promoção gastronómica e turística da autarquia.

A Semana do Carapau regressa para mais uma edição, que, durante dez dias, dá a provar, em 56 restaurantes, receitas tradicionais, como o tradicional peixe assado no carvão, e outras inovadoras, confecionadas com esta espécie capturada na região.

O evento, organizado pela câmara de Setúbal, com o apoio da Docapesca e do Turismo de Portugal, inclui, no dia 4, o passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”, com início às 10h00, avança em comunicado a autarquia.

Esta atividade de cariz pedagógico dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados.

No encerramento da Semana do Carapau 2021, realiza-se no dia 12, às 18h00, na Casa da Baía, uma degustação comentada pelo chef Mauro Loureiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, na qual os pratos confecionados são acompanhados de vinhos da Herdade da Gâmbia.

Os mercados de peixe de Setúbal também vão estar em destaque na Semana do Carapau, num filme promocional realizado no Mercado 2 de Abril, equipamento que comprova como a gastronomia é um elemento agregador e um espaço de fusão de sabores e culturas.

O filme, a divulgar em breve, mostra a confeção de uma receita típica angolana, Mufete de Carapau, por Adelaide Lourenço, no âmbito de uma parceria com os moradores envolvidos no programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

“A Semana do Carapau integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, lê-se na nota de imprensa da câmara de Setúbal.