Setúbal é o concelho do distrito onde mais animais são adotados

Dados de 2020 da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) indicam que a cidade do Sado foi responsável por 369 das 1050 adoções de cães e gatos em centros de recolha oficiais ocorridas no distrito.

Setúbal é o concelho do distrito com o maior número de animais adotados em centros de recolha oficiais, com um total de 369 adoções realizadas em 2020 na Casa da Bicharada, localizada em Poçoilos.

O último relatório da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), referente a 2020, que disponibiliza os dados dos médicos veterinários responsáveis pela campanha de vacinação antirrábica, indica que Setúbal foi responsável por 369 das 1050 adoções de cães e gatos em centros de recolha oficiais ocorridas no distrito, avança a autarquia numa nota de imprensa.

A capital de distrito é, assim, afirma a edilidade na mesma nota, o “território que detém o maior número de adoções na região, registando um aumento face a 2019, ano em que 343 cães e gatos provenientes da Casa da Bicharada, designação do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, em Poçoilos, entraram para novas famílias”.

“Para estes números contribuem as campanhas realizadas pela Câmara Municipal de Setúbal de promoção da adoção consciente de animais errantes ou abandonados acolhidos na Casa da Bicharada”, pode ler-se no documento.

Para além de “caminhadas com cães, promovidas regularmente pela autarquia, são também incentivadas as visitas dos munícipes à Casa da Bicharada, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00”.

Por cada cão ou gato adotado no centro municipal, a câmara oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário.

No que diz respeito aos animais errantes ou abandonados recolhidos pelos centros de recolha oficial, o concelho de Setúbal também está no topo da lista, de acordo com o relatório da DGAV, com 657 recolhas na Casa da Bicharada em 2020, num total de 1619 a nível distrital.