Não é jogador profissional, mas isso não o impediu de conquistar o título de campeão nacional. E é já este mês que o atleta vai levar o nome do distrito até Essen, na Alemanha, onde vai disputar o mundial desta disciplina.
David Ventura, residente no Lavradio, é o novo campeão de Carcassonne 2021. A final contou com a participação de 16 dos melhores jogadores nacionais, que se tinham apurado entre centenas de participantes, nas várias provas qualificativas de um evento organizado pela Devir Portugal, distribuidora do jogo, e pela Fnac Portugal.
O barreirense venceu na final o campeão nacional em título, Ricardo Araújo, numa partida muito renhida e que terminou com uma diferença de seis pontos. Com esta conquista, é atualmente o detentor dos títulos de Campeão Nacional de Carcassone, Catan e Jaipur, conseguindo assim fazer um triplete.
Ficou assim apurado para o campeonato do mundo, que se realiza a 16 de outubro em Essen, na Alemanha, integrado no programa da Internationale Spieltage SPIEL, a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo. David Ventura mostra-se tranquilo e diz que o jogo também precisa do fator sorte. “Podemos estar a jogar com uma estratégia delineada e de repente o adversário obriga-nos a pensar de outra forma”, partilhou com o Semmais, revelando, no entanto, que tem dedicado mais tempo a preparar esta competição: “Tenho jogado, online, todos os dias mas o mais importante é conhecer bem as peças e saber o que podemos fazer com elas”.
De salientar que David Ventura não é jogador profissional e que, explica ao nosso jornal, “tudo isto começou por brincadeira”. “Sempre joguei por lazer e não jogo todos os dias”, diz o barreirense formado em marketing e a trabalhar na área comercial, acrescentando tratar-se apenas de um hobby que “não dá para viver em Portugal”.
De referir que Carcassonne, para além de ser o nome de uma cidade do sudoeste de França, é também o nome deste jogo de tabuleiro de enorme sucesso a nível mundial, que conta com mais de dez milhões de vendas.