O mais amplo ‘pulmão verde’ de Alcochete vai surgir na urbanização da Quebrada Norte. 280 mil euros vão ser investidos num projeto que ‘pisca o olho’ a uma nova centralidade para a vila.
Arrancaram esta semana na Quebrada Norte os trabalhos para a criação do maior ‘pulmão verde’ da vila de Alcochete, um projeto que o município encara como “uma nova centralidade” para o território. A nova área verde e de lazer vai nascer nesta urbanização, permitindo, em simultâneo, a requalificação do espaço ali existente que se encontra bastante degradado.
Com um custo estimado em cerca de 280 mil euros, as obras têm um prazo de execução de noventa dias e são suportadas totalmente pela câmara que aprovou, por unanimidade numa sessão do executivo, o projeto e o lançamento do concurso público.
Ao Semmais, o vereador da autarquia Pedro Lavrado explicou que a nova zona verde vai ser executada com “uma garantia bancária” no âmbito do projeto de urbanização do bairro onde habitam cerca de 250 famílias. “Esta área já estava prevista, mas nunca foi executada. O município vai agora avançar com as obras depois de se ter acionado a garantia bancária. Era uma zona de mato e até chegou a ter um parque infantil que acabou por ficar degradado”, disse.
A requalificação prevê ainda a plantação de novas árvores, a colocação de mobiliário urbano e melhor iluminação, com vista a oferecer à população do bairro e não só espaços de lazer e de prática desportiva. “O jardim vai ter um novo parque infantil – com equipamentos e piso sintético -, áreas de estadia, mesas para picnic, um parqueamento de bicicletas e uma zona de início de ciclovia que, no futuro, irá ligar à que foi inaugurada no ano passado na rua do Láparo, junto aos estaleiros da Câmara”, sublinhou o autarca.
Com a dimensão de cerca de dez metros quadrados, Pedro Lavrado não tem dúvidas de que este será o “maior pulmão verde” de Alcochete. “Com esta dimensão Alcochete não tem nada. É, sem dúvida, a maior área verde que irá existir, embora esteja um pouco afastada do centro da vila”, afirmou.
O vereador realçou ainda que a Quebrada Norte é “muito calma” e ideal para “fazer caminhadas”. E para permitir um melhor acesso das pessoas ao local, garantiu que o município tenciona criar uma carreira urbana interna que irá ligar o Freeport ao Forum Cultural, com passagem pela urbanização da Quebrada Norte, talvez no “final do primeiro semestre de 2022”.