A execução da ligação Gravítica do Sistema de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória do Lavradio representa um investimento no valor de 580 mil euros.
A Simarsul continua a executar as obras e as atividades planeadas, prosseguindo, neste contexto, com os trabalhos de construção do emissário de águas residuais de Cárcamo Lobo, na Avenida das Nacionalizações no Barreiro.
Segundo a empresa, a empreitada em curso de “Execução da Ligação Gravítica do Sistema de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória do Lavradio”, representa um investimento no valor global de 580 mil euros.
Com um prazo de execução de 270 dias, “visa a ligação gravítica do sistema elevatório de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória, em alta, do Lavradio, por forma a não ser necessária a execução de uma estação elevatória e a eliminar afluências indevidas à ETAR do Barreiro/Moita, designadamente de águas das marés, com elevada condutividade, que condicionam o seu processo de tratamento”, avança a Simarsul em comunicado de imprensa.
O sistema elevatório de Cárcamo Lobo integra-se no Subsistema de Saneamento do Barreiro/Moita, no concelho do Barreiro. “Esta infraestrutura vai servir uma população estimada de 10 000 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 1.800 m³/dia e reforçar o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de tratamento de águas residuais na região, e contribuir para a defesa da saúde pública e a preservação do meio ambiente”, lê-se na mesma nota.
O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento “permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações, reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região”.
“Até 2026, a Simarsul irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro e segundo quinquénio 2017-2026” conclui.