Capa do jornal Semmais que está nas bancas esta semana

As novas barreiras que se impõem aos invisuais merecem destaque na edição desta semana. A escassa rede de transportes públicos acessíveis e a onda de trotinetes que tomaram conta de muitas cidades são alguns dos problemas apontados. O alerta é da ACAPO.

Sete concelhos do nosso distrito mantem os centros de vacinação. Já com 85% da região inoculada contra a Covid-19, ainda há espaços para inoculação ativos. Mas os que fecharam podem voltar a abrir para a vacinação contra a gripe e para terceira dose.

Foi reaberto o processo contra poluidora no Zambujal. Apesar de as queixas terem acalmado e estar em curso o estudo para a recuperação do espaço, a Greenall Life pode ir à barra judicial. A informação foi avançada ao Semmais pela autarquia.

Os partidos em minoria acertam contas autárquicas. Tomaram posse presidentes de câmaras e das assembleias municipais. Mas, nem todas as negociações correram bem para os novos eleitos.

No setor dos negócios, a Adega Cooperativa de Palmela está a transformar o CO2 das uvas em biomassa de microalgas. Projeto em curso deverá, para o ano, estender-se a diversas outras empresas vinícolas do concelho. Investimento, financiado pela UE, é de 7,5 milhões de euros.

Natural de Palmela, Jorge Salgueiro é diretor artístico do coro da Associação Setúbal Voz desde 2017. Em entrevista ao nosso jornal, o maestro diz que a cidade tem como ícone a maior cantora de ópera da história de Portugal, mas não tem recursos para a honrar ao lado de Bocage. Por isso pretende fazer a diferença.

 

Estas e outras notícias no seu Semmais.

Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.

 

Fique seguro!

Nós informamos.