Universidade de Évora promove workshops sobre “Sanidade no Montado”

Iniciativa visa munir os formandos com ferramentas úteis à prevenção e minimização dos problemas de sanidade que podem afetar o Montado.

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, em conjunto com a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, organiza a terceira edição dos workshops formativos sobre a “Sanidade no Montado”, entre 8 de novembro e 16 de dezembro, em formato presencial e online.

“Estes workshops pretendem munir os formandos com ferramentas úteis à prevenção e minimização dos problemas de sanidade que podem afetar o Montado, sempre com uma abordagem integrada das diferentes componentes”, afirma em comunicado a academia alentejana.

Ao longo das várias sessões os participantes terão a oportunidade de partilhar experiências e participar em ações teóricas e práticas, através de saídas de campo.

A formação será repartida por três módulos: Módulo 1 – Os organismos que afetam saúde do Montado: O que são, como funcionam e os aspetos genéticos (11, 16, 18 e 22 de novembro); módulo 2 – Que gestão para manter o Montado saudável (25 e 30 de novembro); módulo 3 – Um solo saudável no Montado (16 de dezembro).

“Serão formadores nestas sessões, investigadores do MED, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ISA – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, e técnicos da AFLOSOR – Associação dos Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sôr, UNAC – União da Floresta Mediterrânica e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas” adianta a universidade.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do Projeto “InovMontado – Gestão de Recursos Partilhados para o Desenvolvimento do Montado” (PDR2020-2024-032930) Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e cofinanciada e apoiada pelo projeto InovMontado, Delegação Sul da Ordem dos Engenheiros, Associação dos Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sôr (AFLOSOR), Associação dos Produtores Florestais de Coruche e limítrofes (APFC), Observatório do Sobreiro e da Cortiça e MED/Universidade de Évora.