Prova traz, nesta edição, novidade e regressa ao local onde tudo começou em 1990.
O presidente da câmara do Seixal, Joaquim Santos, refere em comunicado que “o concelho tem uma longa tradição no atletismo e aqui já se formaram autênticos campeões nas mais variadas distâncias e disciplinas”. “O regresso ao local onde tudo começou acaba por ser um retorno às origens, pelo que contamos com uma iniciativa repleta de desportivismo”, disse.
O corta-mato está inserido no calendário de atividades da 38.ª Seixalíada. É uma prova de participação livre, gratuita e aberta a todos os escalões e aos atletas populares e federados. Será realizado num percurso de relva, terra batida, estrada de alcatrão e ainda numa zona de degraus. Estarão presentes os maiores e mais representativos clubes nacionais, nomeadamente o Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, o Maratona Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga, entre outros.
Realiza-se no próximo amanhã, dia 7, pelas 9h15, e são esperados mais de 1000 participantes nesta prova que tem como novidade o regresso ao local onde tudo começou em 1990: a Quinta Maria Pires, em Amora.
O corta-mato deste ano servirá para selecionar, mais uma vez, os atletas para o Campeonato da Europa de Corta-Mato. Esta prova integra também o Troféu de Atletismo do Seixal, projeto emblemático que decorre durante todo o ano e que é aberto à participação popular.
“Em 2021, o corta-mato contará, pela primeira vez, para o Inter-Associações, prova em que estarão presentes 10 associações de atletismo do país, nos escalões de juniores e sub-23. Cada associação fazer-se-á representar pelos seus quatro melhores atletas masculinos e femininos, trazendo um maior nível competitivo ao evento”, conclui a autarquia.