Estudantes do IPS integram quadro de elite da Deloitte

Setúbal será uma das oito cidades nacionais que irão acolher equipas especializadas para trabalharem em centros tecnológicos e de transformação digital.

Setúbal será uma das oito cidades portuguesas incluídas num projeto da consultora Deloitte Portugal que prevê instalar, nos próximos quatro anos, dois centros tecnológicos e de transformação digital. Em Setúbal deverá ficar localizada uma das equipas destes centros que, espera-se, sejam responsáveis pela criação, a nível nacional, de 1.500 a 2.000 novos postos de trabalho. Os especialistas utilizados serão formandos do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

“Para nós, politécnico de Setúbal, o convite que nos foi endereçado é um motivo de orgulho e mais um reconhecimento da nossa capacidade formadora, neste caso na área das novas tecnologias”, disse ao Semmais o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.

O mesmo responsável salientou o facto de a própria Deloitte ter oferecido contratos de trabalho aos 13 estudantes do instituto que, desde 2017, se encontram a tirar as respetivas licenciaturas. “É um grande reconhecimento sabermos que estamos a preparar pessoal especializado numa área tão importante, ao ponto de lhes serem oferecido contrato de trabalho remunerados acima do que é habitual. Por outro lado, tenho também a garantia que no futuro, outros formandos irão ter a mesma possibilidade de entrarem diretamente e pela mesma via no mercado de trabalho”, adiantou o presidente do IPS.

 

Instituto vai continuar a fortalecer cursos na área tecnológica

Pedro Dominguinhos confirmou ainda que a instituição a que preside irá continuar a desenvolver os cursos ligados às novas tecnologias as quais, em sua opinião, são uma garantia de mais hipótese de emprego e suscetíveis de gerar riqueza.

Para além de Setúbal, a Deloitte Portugal pretende estabelecer equipas em Lisboa, Porto, Viseu, Braga, Coimbra, Faro e Leiria. Os dois centros tecnológicos, denominados Global Technology Solutions Center of Excellence e Global Telecom Netork Centre of Excellence, tratarão, respetivamente, de áreas relacionadas com o desenho e conceptualização de soluções tecnológicas e de transformação digital, e do trabalho a nível laboratorial (o primeiro a nível mundial) destinado à prototipagem de soluções sectoriais baseadas em 5G, conforme adianta a Deloitte em comunicado.

O CEO da Deloitte Portugal, António Lagartixo, refere que os centros são de excelência e estarão diretamente vocacionados para prestação de serviços a nível mundial, com especial incidência nos mercados europeu e norte-americano. Funcionarão, diz, de modo integrado com outros centros da rede Deloitte, o que permitirá um acesso permanente a conhecimentos avançados e à mais sofisticada tecnologia.

Com os dois novos centros a funcionarem, a consultora espera ultrapassar os 6.000 trabalhadores em todo o país.