“Animais, Bichos e Criaturas” no palco do Luísa Todi

Com a qualidade e irreverência a que já nos habituou, Jorge Salgueiro fala uma produção de ópera inspirada no mundo contemporâneo, mas vista pelo seu prisma.

Com um orçamento a rondar os quatro mil euros, o espetáculo de ópera “Animais, Bichos e Criaturas”, subiu ao palco do Forum Luísa Todi, em Setúbal, este fim de semana, na expetativa de que “o público irá guardá-lo na memória para sempre”, garantiu ao Semmais, Jorge Salgueiro, o mentor e maestro da obra que conta com a envolvência do Coro Setúbal Voz, do Ateliê de Ópera e da Companhia de Ópera de Setúbal.

Com a duração de uma hora e dez minutos, a peça operática conta a história de “um grupo de animais que se refugiou no teatro porque souberam que lá dentro estavam os Xubis”, a civilização mais avançada do Universo, conta Jorge Salgueiro, acrescentando que “o público irá descobrir porque é que os animais procuram os Xubis”.

O maestro promete mais uma produção com o selo de “qualidade” e “irreverência” a que a Associação Setúbal Voz já nos habituou. “É um espetáculo que tem aspetos fundados na cultura, no conhecimento e na experimentação”, sublinha, para reforçar que o mesmo foi inspirado no mundo contemporâneo. “A minha inspiração é sempre o mundo que consigo ver, aquilo a que chamamos realidade, mas cujo termo é polémico”, afirmou.

 

Ópera aborda relação entre diferentes espécies

O criativo realça que “este olhar sobre o mundo por ser viabilizado através do simbolismo ou da abstração, mas, neste espetáculo isso é ainda mais claro porque aborda uma questão concreta na vida da raça humana que é, no fundo, o seu relacionamento com as outras espécies animais”.

Os figurinos foram desenhados pela artista plástica Teresa Barreto, enquanto o “formato e o conteúdo do cenário, que é o “próprio teatro”, irá surpreender o público. “Este espetáculo faz-se de percursos e, por essa razão, teremos um número de espetadores muito limitado. A obra tem a particularidade de cada formação envolvida estar posicionada em locais diferentes da sala do Forum Luísa Todi”, disse o maestro, levantando um pouco do véu sobre a produção.

Entretanto, para quem não viu e para quem quer rever, o Coro Setúbal Voz vai repetir o espetáculo do filme “Terje Vigen” que, musicado ao vivo por este grupo e que conta com com 70 coralistas em palco, foi apresentado no Film Fest, realizado em outubro na cidade sadina.