Peça de arte de Michelangelo Pistoletto exposta em Setúbal

A famosa “Venere degli Stracci”, escultura-instalação alusiva à sociedade consumista, nunca antes exposta em Portugal, vai estar patente no Museu de Setúbal/Convento de Jesus a partir de dia 16.

A peça de Michelangelo Pistoletto, um dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX e um dos nomes maiores do movimento Arte Povera, consiste numa reprodução da figura icónica da cultura clássica Vénus a sustentar uma pilha formada aleatoriamente de roupas em segunda mão.

“Venere degli Stracci” – “Vénus dos Trapos”, na tradução para português –, realizada em 1967 e que já passou por museus como o Louvre, em Paris, França, pretende refletir sobre o consumismo, a reciclagem, a exclusão social e a migração, explica a autarquia sadina em comunicado.

O diretor artístico do projeto setubalense Rota Clandestina, Renzo Barsotti, curador da exposição em estreita parceria com a câmara de Setúbal, realça que “Venere degli Stracci é uma obra emblemática do século XX que continua a recordar que é a primazia da arte, da criatividade e da imaginação que se opõe à fenomenologia consumista na qual estamos imersos”.

Existente em diferentes versões, tamanhos e materiais, a obra faz parte das coleções permanentes de prestigiados espaços museológicos mundiais, como são os casos do Museu de Arte Contemporânea do Castello di Rivoli, em Rivoli, Itália, do Tate Modern, em Londres, Reino Unido, do Museu Kröller-Müller, em Otterlo, nos Países Baixos, e do Hirshhorn Museum, em Washington, Estados Unidos.

A “Venere degli Stracci” está patente no Museu de Setúbal/Convento de Jesus até 20 de março de 2022. A entrada é livre.

Michelangelo Pistoletto nasceu em Biella, Piemonte, Itália, em 1933. Em 1967, fundou a Arte Povera, conhecida por utilizar materiais quotidianos e informais como elementos fundamentais na construção das obras.