“Natal é no Comércio Local”, dinamizada pelo município, envolveu o volume total de negócio de cerca de 210 mil euros, entre 1 dezembro e 6 de janeiro.
O grande objetivo da iniciativa, dinamizada anualmente pelo município, passa por atrair os consumidores ao comércio local e, assim, apelar ao consumo no concelho. Para o efeito foi criado um sorteio, em sistema de senhas, no valor total de 5 mil euros.
Segundo o município, a campanha contou com a participação de 155 comerciantes das várias freguesias, onde os clientes tiveram direito às senhas de participação. “Para compras entre 10 euros e 49,99 euros foi atribuída uma senha, para compras entre 50 e 74,99 euros foram atribuídas duas senhas e três senhas para compras no valor superior a 75 euros”, refere a autarquia em comunicado enviado ao Semmais, explicando que o sorteio foi realizado na passada sexta-feira.
Como primeiro prémio foi sorteado um vale de compras no valor de 1.500 euros, já o segundo prémio foi de 1.000 euros e o 3º de 500 euros. Foram ainda sorteados vales no valor de 250 euros (4º e 5º prémio), 150 euros (do 6º ao 10º prémio), 100 euros (do 11º ao 15º prémio) e 50 euros (do 16º ao 20º prémio).
“Estes vales deverão ser utilizados nos estabelecimentos do comércio tradicional do concelho que aderiram à iniciativa, até ao dia 31 de maio do ano corrente, afirma a mesma fonte.
Outra oportunidade para consumir no pequeno comércio foram os cartões de oferta, uma sugestão de prenda de Natal que abriu um variado leque de opções entre os estabelecimentos aderentes.
A par desta campanha, Odemira promoveu também o habitual concurso de “Montras de Natal”, entre de 1 de dezembro e 6 de janeiro, com o igual objetivo de dinamizar o comércio tradicional, tornando-o mais atrativo durante a época festiva e apelando ao consumo.
Os vencedores, que também ganharam vales, foram anunciados no dia 14 deste mês, no final do sorteio da campanha, e a montra vencedora foi da loja Born to be Alentejano / Aquadrilos em Vila Nova de Milfontes com um prémio no valor de 1000 euros. Em 2º lugar ficou a loja CoTradição de Odemira e a 3ª classificada foi a montra da loja da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, ambos vales de 500 euros.
O município atribuiu ainda vales de compras no valor de 250 euros ao 4º e 5º classificados e cabazes de produtos locais aos comerciantes classificados entre o 6º e o 10º lugar.