“Mar Urbano Lisboa” em exibição na Baixa da Banheira

Documentário ambiental, assinado por José Vieira Mendes e Ricardo Gomes, tem a participação do construtor naval Jaime Costa e imagens do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos.

“Mar Urbano Lisboa”, a ser exibido no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo amanhã, pelas 21h30, é um documentário sobre os recursos do ecossistema único do Estuário do Rio Tejo, que apresenta um debate sobre a qualidade das águas, a biodiversidade marinha e o futuro da cidade de Lisboa e da área metropolitana que a rodeia. Segundo a autarquia, “conta com a participação do construtor naval Jaime Costa” e tem “algumas imagens foram recolhidas no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos”.

A obra mostra a relação com o Tejo, os resquícios da pesca artesanal e de lazer e da construção de barcos tradicionais que ainda resistem, apesar das mudanças. “É uma reflexão que não termina nas zonas ribeirinhas, mas que se adentra e mergulha nos fundos marinhos do Estuário do Tejo e passeia pelas margens desse mar de Lisboa que se prolonga da Zona Oriental, da Margem Sul, à Linha”, avança a câmara da Moita em comunicado.

O filme assume-se assim em defesa de um rio que “testemunha a resiliência dos ecossistemas, a evolução da qualidade das águas, a conservação das diferentes espécies de vida marinha típicas do Estuário, influenciadas igualmente pelas alterações climáticas”.

A sessão vai contar com a presença do realizador José Vieira Mendes, podendo haver lugar, no final, a uma breve conversa entre o realizador e o público presente.