Ricardo Pinheiro lidera representação do PS do distrito de Portalegre em S. Bento

O distrito de Portalegre confirmou o PS como o principal partido. Nestas eleições legislativas, os socialistas chegaram aos 47,2 pontos percentuais e elegeram os dois deputados que vão representar a região na Assembleia da República.

Os socialistas repetiram a vitória na totalidade dos 15 concelhos, conseguindo assim os votos necessários para reeleger Ricardo Pinheiro, que também é Secretário de Estado do Planeamento, e o jurista Eduardo Alves, que até agora tem desempenhado funções na Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Os socialistas, analisando os resultados obtidos em 2019, conseguiram mais três por cento dos votos, uma subida que foi, também, acompanhada em termos percentuais pelo PSD, que passou para 23,2 por cento.

Mas a maior subida verificada no distrito foi a do Chega, que passou de 2,73 por cento para 11,5 por cento, sendo agora a terceira força política mais votada na região.

A CDU, por sua vez, passou de 10,6 por cento para 7,6 por cento. Também o Bloco de Esquerda e outro dos grandes derrotados. Em 2019 o partido havia conseguido 8,07 por cento dos votos mas, desta vez ficou apenas com 2,9.

O CDS quase desapareceu no distrito. Agora mereceu apenas 1,2 por cento dos votos, quando em há três anos tinha obtido 3,80.

Num distrito que tem menos de 100 eleitores e que por isso é o que menos deputado elege, verificaram-se ainda 2,1 por cento de votos para a Iniciativa Liberal e 0,6 para PAN, MRPP e Livre.

Neste ato eleitoral a abstenção em Portalegre foi de 43,3 por cento.