A autarquia vai ceder uma Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e ao Hospital Garcia de Orta, para prestação de cuidados a grupos prioritários.
A cedência da Unidade Móvel de Saúde, adquirida pela Câmara do Seixal por 75 mil euros e que será utilizada no âmbito do projeto municipal Saúde sobre Rodas, visa a “prestação de cuidados de saúde a grupos prioritários em contexto comunitário”.
Segundo uma nota de imprensa da câmara do Seixal, o projeto Saúde sobre Rodas, desenvolvido em parceria pelas três entidades – autarquia, Hospital Garcia de Orta e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo -, “atua em diversas áreas, designadamente na promoção da adesão aos programas de saúde infantil, materna, do adulto e do idoso, no controlo da diabetes e da hipertensão arterial”.
A prevenção da tuberculose, realização de testes rápidos de VIH a utentes com comportamentos de risco identificados e monitorização e atualização do Plano Nacional de Vacinação são outras áreas de intervenção no âmbito do projeto Saúde sobre Rodas, que, a partir de sexta-feira, dispõe da Unidade Móvel de Saúde cedida gratuitamente pela câmara do Seixal.
“A cedência desta viatura é mais um contributo da autarquia para o bem-estar dos munícipes”, refere o presidente município, Joaquim Santos, citado na nota de imprensa.
A assinatura do protocolo entre as três entidades, que inclui uma visita à Unidade Móvel de Saúde, está marcada para as 12:30 de sexta-feira, na zona ribeirinha do Seixal.