O bispo, recentemente nomeado para dirigir a Diocese de Leiria-Fátima, despediu-se ontem de Setúbal numa missa de ação de graças, realizada na Igreja de Santa Maria.
A celebração, presidida pelo próprio homenageado, serviu para assinalar a despedida de D. José Ornelas, que, após cerca de seis anos à frente da Diocese de Setúbal, assume funções como bispo de Leiria-Fátima a partir de 13 de março.
A missa de ação de graças pelo ministério episcopal do prelado, na qual a autarquia sadina esteve representada pela vice-presidente, Carla Guerreiro, realizou-se na Sé de Setúbal.
José Ornelas Carvalho, 68 anos, natural de Porto da Cruz, na Madeira, foi nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco a 24 de agosto de 2015, sucedendo a D. Gilberto Canavarro dos Reis, e a 25 de outubro do mesmo ano foi ordenado na Sé de Setúbal.
Em junho de 2020, foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2020/2023. A 28 de janeiro deste ano, foi nomeado bispo da Diocese de Leiria-Fátima pelo Papa.