Com animação musical e prova de paella foi inaugurado, sábado, o novo parque lúdico dos Bairros de S. João e Olival Queimado. A obra custou aos cofres da câmara 152 mil euros.
Não é o só o centro urbano da cidade de Alcácer do Sal que merece ser requalificado para proporcionar mais qualidade de vida às populações e atrair turistas. Depois do Parque Urbano, e, futuramente, do projeto de modernização previsto para a Avenida dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral – a artéria mais emblemática da cidade -, o executivo de Vítor Proença dá o pontapé de saída, este sábado, para a abertura ao público do parque lúdico dos Bairros de S. João e Olival Queimado que se expande por cerca de 500 metros quadrados.
O projeto de utilização coletiva, que resulta de um investimento do município na ordem dos 152 mil de euros, com financiamento de fundos europeus, visa “estimular novas dinâmicas de utilização do espaço público e promover uma maior interação entre as diferentes gerações”, começa por referir ao Semmais o edil alcacerense.
“Este espaço estava completamente degradado e impróprio para ser utilizado pelas crianças. Os equipamentos estavam destruídos e o piso em muito mau estado. Há mais de 30 anos que o parque tinha sido construído e encontrava-se em avançado estado de ruínas”, recorda.
O novo parque, que irá servir as cerca de 400 pessoas que habitam nestes dois bairros que distam a um quilómetro do centro da cidade, inclui um campo de jogos com piso de relva sintética, dotado de equipamentos desportivos, nomeadamente para a prática de futebol e de andebol. “As crianças e os jovens podem ali praticar desporto com mais qualidade porque a intervenção do município ficou muito interessante”, garante Vítor Proença.
A população vai ali encontrar uma nova iluminação e vedação no recinto desportivo, assim como um renovado pavimento exterior executado em pavê e betão desativado. Mas há mais novidades, como um muro com floreiras, bancos e mesas fixas, bebedouro e pérgula. “Além da vertente desportiva, é, também, um espaço ótimo, com sombras, com mesas e cadeiras para as pessoas jogarem às cartas, lancharem, conversarem”, sublinha o edil.
A festa arrancou por volta do meio dia e quem assistiu teve direito a provar um prato de paella. Bruno Marques encarregou-se da animação musical.