Nova lança concurso para criação de residência universitária na Caparica

Concurso visa a constituição do direito de superfície de um lote situado no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia e prevê-se que a obra fique concluída em dois anos.

A Universidade Nova de Lisboa lançou um concurso para criação de uma residência universitária, na Caparica, em Almada, com capacidade até 550 camas para alojar estudantes, professores e investigadores.

O concurso visa a constituição do direito de superfície de um lote situado no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e prevê-se que a obra fique concluída no prazo de dois anos.

Segundo informação divulgada hoje pela instituição universitária, a iniciativa surge no contexto do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Campus da Nova na Caparica e pretende melhorar as condições oferecidas à sua comunidade, atrair mais talento nacional e internacional, além de colmatar a falta de oferta deste tipo de alojamento em Almada.

O concurso foi lançado, na quinta-feira, na acinGov (plataforma eletrónica de compras públicas destinada a todas as entidades sujeitas ao Código dos Contratos Públicos), tendo todos os interessados 90 dias a partir desta data para apresentar as suas propostas.

Atualmente, a oferta residencial dedicada a estudantes na proximidade da Nova está concentrada na Residência Fraústo da Silva, na Caparica, com 220 quartos para um total de 8.500 alunos.

“Sabemos que o bem-estar e a qualidade de vida são fatores cruciais para o sucesso dos estudantes, professores e investigadores pelo que o investimento em espaços onde possam viver com qualidade, interagir entre si, usufruir dos tempos livres e, claro, estudar e trabalhar, é algo que consideramos prioritário e que nos leva a avançar com o lançamento deste concurso”, explica José Ferreira Machado, vice-reitor da universidade, citado na nota.

Com este lançamento, a Universidade Nova de Lisboa dá seguimento a uma primeira fase de desenvolvimento do Innovation District, projeto apresentado em março de 2021 e que visa a criação de uma nova ‘cidade global’ em Almada, procurando conjugar um estilo de vida mais sustentável com a inovação e o conhecimento tecnológico.

O projeto prevê um investimento de 800 milhões de euros e a criação de 17.000 postos de trabalho em Almada.