A Olivum – Associação de Olivicultores do Sul e a Universidade de Évora (UÉ) criaram o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), que pretende contribuir para melhorar o desempenho ambiental, social e económico do setor.
Em comunicado, a UÉ explicou que o programa, desenvolvido no âmbito de uma candidatura aprovada pelo programa operacional regional Alentejo2020, visa apoiar os produtores de azeite da região.
A iniciativa, que vai ser apresentada em Évora amanhã, justifica-se pela necessidade sentida pelo setor olivícola do Alentejo para “responder aos desafios atuais, através do reforço da capacitação empresarial” das pequenas e médias empresas (PME).
Segundo a UÉ, é necessário implementar, valorizar e comunicar as “melhores práticas de sustentabilidade” e melhorar a “eficiência de uso de recursos, no desenvolvimento do capital social, na produtividade e criação de valor e na competitividade, resiliência e imagem internacional”.
Os objetivos do PSAA “passam por apoiar os agentes económicos na melhoria do desempenho ambiental, social e económico da atividade olivícola da região”, salientou Maria Raquel Lucas, professora do Departamento de Gestão da UÉ.
Segundo a docente, que coordena o projeto no âmbito da academia alentejana, o programa criado em parceria com a Olivum pretende também “promover o reconhecimento do desempenho de sustentabilidade dos azeites da região”.
O PSAA é importante para dar “maior competitividade regional e permitir que os agentes do setor do azeite na região do Alentejo possam melhorar a sua performance económica, ambiental e social”, disse Maria Raquel Lucas.
Para, desta forma, responderem “a oportunidades de mercado e aos riscos de distinta índole que atualmente enfrentam, através de uma iniciativa coletiva, abrangente e não discriminatória”, acrescentou.
A iniciativa envolve ainda a “cooperação entre os agentes do setor do azeite”, permitindo o “consequente aumento do potencial económico do setor agroalimentar”, com a intenção de “tornar a agricultura e o setor agroalimentar mais sustentáveis”, segundo a professora.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo vai ser apresentado nas instalações do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, às 9h00 de amanhã.